A Associação Nacional dos Empregos da Dataprev - Aned repudia veementemente as demissões ocorridas na empresa. Essas ações afetam não apenas aqueles diretamente envolvidos, mas também a todos os demais empregados.
Demissões em massa geram efeitos danosos à classe trabalhadora, dentre as quais estresse, ansiedade e depressão em decorrência da insegurança. O que antes era um porto seguro para a construção de um futuro melhor, se transforma num lugar de medo de serem os próximos demitidos.
O ambiente de trabalho estável é uma conquista trabalhista que em muitas situações foi crucial para que os trabalhadores agissem sem medo de represálias e repressões políticas.
A atitude da direção da empresa vai na contramão dos esforços da sociedade e do Governo de enfrentamento do desemprego, de recuperação da renda e da efetividade das políticas sociais públicas em favor dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica que os trabalhadores da Dataprev tanto se empenham e se orgulham da entrega de resultados, como demonstrado reiteradamente nas diversas pesquisas de clima organizacional.
Se na análise que levou a esta lista de dispensa não foi apontada falha gerencial, que inclui a alta direção, para a melhoria da produtividade e entrega de resultados, somos levados a crer que foi mais cômodo penalizar mais uma vez o lado mais fraco. A obrigatoriedade de marcação de presença nada mais é que evidência de gestão de pessoas pela catraca, do que por resultados. Quem faz diagnóstico errado, usa remédio errado.
Pedimos que a empresa considere a importância do diálogo com as representações buscando soluções que preservem os empregos e promovam um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
A ANED reafirma o seu compromisso de defesa dos trabalhadores e orienta aqueles que estão na lista de demissão, a procurarem o seu sindicato Regional urgentemente.